segunda-feira, 11 de maio de 2009

Nossa formação


O que resulta da reunião inusitada entre jovens amantes da música? Por volta de agosto de 2001, um fim de semana entre amigos foi o ponto de partida para a primeira formação da banda, dando início a uma rotina de arranjos musicais e ricas composições. São eles: Luciano Araújo, Marcio Fera, Clayton Fontes e Ulisses Pereira.

A freqüência com que se reuniam aumentava a cada novo trabalho desenvolvido. O resultado foi tão surpreendente que os encontros se tornaram um desafio cheio de bons frutos, caso de O Fim da Estrada, filha mais velha do grupo.

A primeira idéia de banda nasce justamente nesse ponto da história, especialmente no que refere ao seu nome. Entre brincadeiras de finais de semana e o amadurecimento dos trabalhos, surge a necessidade de “nomenclaturar” as reuniões rotineiras. Em outras palavras, a prática desses encontros deixa seu estado de anonimato para assumir um nome oficial: CONSELHO. Quem reforça a afirmação é Luciano Araújo, um dos precursores da banda: “A princípio esse título foi adotado apenas para fazer alusão às reuniões do grupo, nome sugerido por Márcio Fera. Nem imaginávamos que mais tarde seria o nome oficial da banda.”

Passado o ritual de batismo desses encontros sagrados, o “conselho de músicos” não teria valor algum se permanecesse entre quatro paredes. A decisão de propagar suas músicas foi o ponto chave para que os jovens deixassem o sigilo de lado e assumissem efetivamente uma postura de banda. “Passávamos o dia produzindo canções que buscassem traduzir o que sente uma alma durante a experiência com o divino. A necessidade de torná-las públicas foi uma decisão unânime do grupo", disse Clayton Fontes, vocalista.

A então recém-formada Banda Conselho é assumida por Clayton Cavalcante, Ulisses Pereira(guitarrista), Deurivan Teixera(baixista) e Anderson Renny(baterista). O ingresso do tecladista André Guido só acontece um pouco mais tarde, com o convite para a abertura do show Declaração de Amor, de Uelson Pereira(abril/2009).

A Conselho que conhecemos hoje é o resultado de um esforço em conjunto, de jovens que encaram o desafio do evangelho como parte integral da vida; uma banda forjada sob o legado de histórias que se cruzaram num simples final de semana, sem o traço da mera coincidência, mas tão somente pela santa providência que se dignou a alcançá-los.

Foto: Clayton Fontes, vocalista(by C. H. Brandão); logo abaixo, Luciano Araújo e André Guido.

2 comentários:

  1. RAPAZ.gordo ..bacana..mesmo..
    abraço.

    ResponderExcluir
  2. É verdade, nos reuniamos muitas vezes e começavamos a compor de uma forma totalmente incrivel, mesmo depois de um tempo não consigo entender de onde as músicas sairam, o que reforça o toque divino nas canções, realmente dei a idéia do nome "O Conselho", que depois ficou apenas "Conselho" a primeira música do Grupo foi Insigne, (música: Clayton. letra: Márcio), realmente a primeira música em que o grupo sentou compôs foi o Fim da Estrada, que mostrávamos aos nossos amigos e eles ficavam encantados, dali não paramos mais, uma vez lembro de contar as músicas que tinhamos e chegavam a mais de 20, até brincávamos dizendo que dariam 2 Cd's. Por motivos pessoais tive que viajar para a Bahia, mas fiquei feliz quando soube que o projeto estava continuando, e acompanho sempre que posso os shows do grupo,o que me deixa orgulhoso por saber que participei de alguma forma desse processo. parabéns pelo blog, e sucesso aos meus irmãos de caminhada.
    Márcio Santos "Fera"

    ResponderExcluir